Guia shaman




Você é o shaman! Ajude os ratos a chegarem até a toca!

Antes de mais nada, para ser um shaman você precisa ser o primeiro ou o segundo colocado no ranking que há ao lado da caixa de chat. Se você for o escolhido, parabéns!
Cada mapa tem um shaman, e a função do shaman como você já deve saber, é ajudar os ratos a pegarem o queijo e voltarem até a toca.
O shaman tem poderes mágicos, e com eles pode criar diversos itens para construir um caminho seguro para os ratos. Use esses itens para construir pontes, criar desenhos ou até engenhocas. Use e abuse de sua criatividade!



Para criar algum item de shaman, você deve clicar em alguma das opções que estão à direita da sua caixa de opções. Ao clicar em um item qualquer (exceto a seta) um círculo azul aparecerá ao seu redor. Esse círculo é o limite em que você pode criar seu item. Você não poderá criar items fora do limite, porém, há mapas em que esse limite é maior do que o normal.


Os itens são tudo para um shaman, com ele você fará as mais diversas construções, e é com eles que você ajudará os ratos a conseguirem o tão desejado queijo. Entre todos os itens de shaman existentes no Transformice, estão:

. Seta
. Espírito
. Balão
. Runa
. Caixa pequena
. Caixa grande
. Bigorna
. Tábua pequena
. Tábua grande
. Bola
. Portal de entrada
. Portal de saída
. Bolas de canhão (baixo, esquerda e direita)
. Totem (Hardmode apenas/maiores explicações depois)

Lembrando que nem todos os itens estão disponíveis em todos os mapas.

Para utilizar um item, você precisa clicar nele e segurar o botão esquerdo do mouse no lugar em que você deseja usá-lo. Relembrando que você só pode usar os itens dentro do limite estabelecido no mapa, que é a linha azul ao redor do shaman (a não ser o spirit).
Você pode usar quantos itens você quiser, o único que não entra nessa definição é o totem, que será explicado mais tarde.

Cada item tem um peso, densidade e fricção diferente, use cada um deles com sabedoria - nunca se sabe quando irá precisar de determinado item, então, esteja sempre preparado.



Os comandos do shaman servem para alterar os itens que você quer usar. Para usar determinado comando, selecione um item, e use o comando.

Para rotacionar um objeto, você pode usar as teclas Z (esquerda) e X (direita), ou usar a bolinha de scroll do mouse.

Para fazer um objeto fantasma (que pode ser atravessado pelos ratos, mas não por outros itens) aperte a barra de espaço. Para fazê-lo voltar ao normal, aperte a barra de espaço novamente.

Os pregos servem para fixar um objeto, seja ao fundo ou a outro objeto. Eles podem ser usados de diversas maneiras, e são importantíssimos para o shaman. Para determinar qual é o tipo de um determinado prego, é só observar a sua cor.

. Prego Vermelho - Com esse prego você pode fixar o item ao fundo. Para utilizá-lo, aperte a tecla B. Você também pode fixar um objeto a outro usando esse prego.
. Prego Amarelo - Com esse prego você pode fixar um objeto a outro, e deixá-lo imóvel. Para utilizá-lo, aperte a tecla C.
. Prego Verde/Azul - Com esse prego você fixa um objeto a outro, mas deixa o objeto fixado móvel. Para utilizá-lo, aperte a tecla V
. Pregos de Rotação - Com esses pregos você pode fixar um objeto a outro, e fazê-lo girar. Para utilizar o prego que gira para a esquerda, aperte a tecla N, para utilizar o que gira para a direita, aperte J
Para fixer um objeto a outro, você deve posicionar o prego em cima do objeto. Para trocar a posição do prego, aperte a tecla novamente.
É comum acontecerem bugs com alguns pregos, se isso acontecer, não se desespere.


Como ser um bom shaman não é uma tarefa fácil, há suas recompensas. Quanto mais ratos você salvar como um shaman, mais pontos de shaman você vai ganhar, e com esses pontos você pode desbloquear os tão conhecidos títulos. Existem títulos de shaman para os mais iniciantes até os mais experientes.
Entre os títulos de shaman, podemos citar:

. Aprendiz de Shaman
. Shaman Graduado
. Shaman
. Shaman Mestre
. Shaman Glorioso
. Princesa Shaman
. Shaman Sagrado
. Shaman Supremo
. Shaman Divino

Uma outra recompensa são os pontos para subir no ranking. Quando você é shaman, você perde seus pontos e volta ao final da lista de jogadores na sala, mas você ganhará em pontos a quantidade de ratos que você salvou. Exemplo:

"Eu fui shaman e salvei 12 ratos, logo, ganhei 12 pontos na lista de jogadores."

Assim, você pode ser shaman de novo mais rapidamente, e ganhar mais pontos para desbloquear mais títulos.
Para saber quantos ratos você salvou você deverá clicar no quadrado que está ao lado do menu, ou seja, seu avatar no jogo. Você verá seu perfil, então, procure pela categoria Shaman:

Ratos salvos com sucesso é a quantidade somada de ratos que você salvou durante todas as vezes em que você foi shaman
Queijos coletados pessoalmente são as vezes em que você conseguiu coletar o queijo quando shaman. Essa estatística não dá nenhum título.

Para ver uma lista completa dos títulos de shaman e como obtê-los, clique aqui.



O Shaman Hard Mode é um modo especial de jogo como shaman, que você desbloqueia quando salva 1000 ratos.
O Shaman Hard Mode, com o nome indica, é um modo mais difícil, porém, com melhores recompensas.

Quando tiver desbloqueado o Hard Mode, uma pena aparecerá do lado de suas opções de emotes. Clique nela e selecione a opção "Usar o shaman hardmode". A partir daí, seu rato como shaman ficará dourado ao invés de azul normal:


No Hard Mode, você ganhará o dobro de ratos salvos no seu perfil, o que ajudará a conquistar títulos de shaman mais rapidamente.
Uma outra diferença é a contagem de ratos salvos como Hard Mode, que ficam do lado dos salvos como shaman normal, separado com uma barra. Com ele você desbloqueia títulos de Shaman Dourado.

Como o Hard Mode traz mais benefícios, ele também tem que ser mais difícil.
No Shaman Hard Mode você não pode usar o prego vermelho, mas tem a ajuda do Totem

O Totem é uma ferramenta muito útil aos shamans dourados. Ele é uma construção pronta, que pode ser usada ao invocar o Totem no menu de items como um item qualquer. O símbolo do totem é uma pena de shaman.
Para editar seu totem, vá à mesma pena utilizada para selecionar o Shaman Hard Mode, e clique na opção Edit Your Totem.

Créditos a Rowt por criar esse Tutorial!

DICA DE ARTLOL: Não trollem quando for shaman, isso é realmente chato!


É isso gente ateh o/


Nenhum comentário:

Postar um comentário